Descobrindo o modelo de um aparelho

O modelo de um aparelho

Quando examinamos a etiqueta de especificações dos aparelhos elétricos, quase sempre irá aparecer alguma referência ao modelo, que nada mais é do que um código que o fabricante atribuiu ao aparelho com aquelas características. Na verdade, não se trata de especificações técnicas, mas de uma forma de identificar o produto, o que certamente é de interesse do consumidor no momento ao entrar em contato com o fabricante.

Porém, mais do que isso, a identificação de um modelo, indica também um determinado conjunto de especificações. No caso desta secadora, temos um aparelho que foi projetado para operar sob as tensões de 110 V e 220 V, que podem ser selecionadas através de uma chave no painel da máquina. Independentemente da voltagem selecionada (desde que correta) sua operação deve ser sempre a mesma, ou seja, a roupa deve ser seca da mesma forma, levando o mesmo tempo e a mesma energia deve ser consumida. O mesmo vale para equipamentos que operam somente com uma voltagem, mas que são vendidos em duas versões, uma para 110 V e outra para 220 V.

Do ponto de vista do consumidor, os aparelhos são comprados para realizar determinadas tarefas. É importante ter certeza que o aparelho funcionará igualmente bem, seja em 110 V, seja em 220 V, uma vez que tenha sido ligado corretamente. Para que isso aconteça, as indústrias projetam seus aparelhos para que eles antendam igualmente as necessidades, seja qual for a voltagem para a qual são produzidos.

Isso significa que por dentro do aparelho há diferenças de projeto, justamente para permitir que ele opere da mesma forma sob condições de voltagem diferentes. Por fora, parece tudo igual e deve ser assim por que é uma exigência comercial. E geralmente até o preço de venda é idêntico, embora os custos de produção possam variar. Portanto, não faz muito sentido tentar descobrir se é melhor um aparelho de 110 V ou 220 V do mesmo modelo, sem pensar na instalação elétrica de que dispomos. De fato, é na instalação elétrica de nossa casa que podemos encontrar diferenças que justifiquem nossa preferência por uma ou outra voltagem na hora de adquirir um aparelho elétrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *