Gigantes da Evolução Darwin X Lamarck.

Até o século XVIII, acreditava-se que o ser humano nunca tinha passado por modificações, ou seja ele nunca tinha evoluído desde de sua criação. Porém ao decorrer do século houve muitas mudanças no campo de atuação da biologia onde passou-se a ter o conhecimento de  fosseis, e o desenvolvimento da anatomia e embriologia oque proporcionou o surgimento das teorias evolucionistas, para descobrir como se formou a vida que hoje conhecemos.

  • Lamarckismo

Uma das primeiras teorias da evolução humana, foi outorgada por Jean Baptiste Lamarck(1744-1829) para explicar a evolução ele deu origem a duas teorias bastante conhecidas, a lei do uso e desuso e a lei dos caráteres adquiridos.

A lei do uso e desuso defende que quando utilizamos, determinada parte do corpo ele pode se desenvolver, e quando deixamos de usar outras partes elas se atrofiam, e essas características podem ser transmitidas aos descendentes, segundo a teorias dos caracteres adquiridos.

A teoria de Lamarck apresenta algumas falhas, e uma ótima opção saber quais falhas ela apresenta, primeiro de tudo podemos falar que sobre a lei de uso e desuso na qual: não pode ser considerado essa lei pois as características são predeterminadas pelos nossos genes, por tanto o uso e o desuso poderiam afetar somente os limites predeterminados pelos mesmos.  Apesar dos erros, Lamarck tem seu mérito, pois introduziu a ideia de mudança que ocorre nos seres vivos para a sociedade.

  • Darwinismo 

O darwinismo teve sua origem pelo pesquisador Charles Darwin (1809-1882). Segundo Darwin as espécies sofriam mudanças ao logo do tempo, no qual somente as espécies mais adaptadas poderiam sobreviver, pelo fato de sempre estarem em perigo (estarem sempre lutando pela sobrevivência por isso o nome seleção natural), as que melhor se adaptavam tinham chances de passar as características vantajosas a sua prole. Apesar de Darwin estar correto ele não conseguiu explicar como essas características eram transmitidas, pelo fato de que ainda não possuíam conhecimentos de genética naquela época.

  • Neodarwinismo

O neodarwinismo foi uma teoria que surgiu após Darwin, pois nessa teoria vários cientistas preencheram, a teoria com conhecimentos que Darwin ainda não possuía, assim eles explicaram a seleção natural usando conhecimentos de genética, sendo assim o neodarwinismo acrescia a mutação e recombinação genética, pontos que não foram explicados por Darwin.

na próxima aula veremos mais sobre recombinação genética e mutação ate a próxima!!!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *