Quimica orgânica parte 2

 

Olá pessoal tudo bem com vocês, hoje iremos abordar mais alguns conteúdos, sobre química orgânica, porém esse será o meu último post sobre o assunto falando sobre conteúdos, conjunto ou seja vários conteúdos no mesmo post, a partir desse post vou abordar assuntos separadamente, então vamos começar.

Enóis: são substancias que apresentam uma hidroxila (OH), ligados a um carbono saturado. Os enóis apresentam também carbonos insaturados. Alguns compostos possuem a hidroxila ligada diretamente a um carbono de ligação dupla nesse caso esse composto não e um enol.

A nomenclatura e feita a partir desta forma:

 

Aldeinos: Os aldeinos apresentam compostos carbonilicos, pois apresentam carbonila em sua composição C=O, estas substancias são incolores e os de forma pequena apresentam um odor irritante e as cadeias maiores apresentam um cheiro agradável.

Cetonas: As cetonas são substancias orgânicas, onde encontra-se o grupo funcional de carbonila ligados a dois átomos de carbono. E a propanona e a forma mais simples de uma acetona, normalmente a acetona ela tem um cheiro irritante, e a propanona e utilizada na retenção de solvente de esmalte, resinas e vernizes. AS cetonas apresentam a seguinte estrutura.


          O 
          ║
H3C ─ C ─ CH3

Ácidos carboxílicos: Os ácidos carboxílicos  são compostos que apresentam o grupo funcional carboxila (- COOH) ligado à cadeia carbônica.


duas fazes a polar e a apolar, á agua possui sua polaridade e somente é dissolvida em substâncias polares, já os ácidos caboxilicos podem ser dissolvidos por substancias polares e apolares e podemos identificar essas substancias. Por causa da sua estrutura a polar apresenta a carboxila e a apolar apresenta a cadeia carbônica.     
R = radical representando cadeia de hidrocarbonetos.

A presença de apenas uma carboxila classifica o composto como monocarboxílico, se houver a presença de duas – COOH, teremos um ácido dicarboxílico, e a presença de três – COOH nos leva ao tricarboxílico.

Os ácidos ca

Ácido alifático: possui cadeia aberta.

Ácido aromático: o radical R é substituído por um anel rboxílicos também se classificam de acordo com o tipo de cadeia: aromático.

Os ácidos carboxílicos eles apresentam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *