Recombinação Genética e Mutação

Recombinação Genética:

A recombinação genética ocorre através da reprodução sexuada, ou seja onde há a participação de gametas, e  essa recombinação genica permite que os genes se misturem. Nos eucariontes essa recombinação genica ocorre por  meio de dois fatores durante a meiose: a segregação independente dos cromossomos e a permutação em crossing over.

Tipos de Recombinação Genética:

a recombinação genética pode ser homologa ou não homologa

  • Recombinação gênica homóloga: ocorre entre as sequências de DNA idênticas ou muito similares. Ou seja, entre as sequências idênticas .
  • Recombinação gênica não-homóloga: ocorre entre as sequências de DNA sem qualquer similaridade entre si.

Recombinação Genética e Teoria Evolutiva:

Como dito no post sobre os gigantes da evolução, em que apresento as teorias de Darwin e Lamarck, a recombinação genica veio para explicar o que Darwin propôs no seu tempo, mas ele não pode explicar alguns parâmetros dela então, o Neodarwinismo apresentou uma teoria que explica o que Darwin afirmou no seu tempo, o neodarwinismo considera como principais fatores evolutivos: a mutação genética, a seleção natural e a recombinação genética.

o processo evolutivo só existe por causa da recombinação gênica e da mutação genica, pois proporciona uma variabilidade genética que permite com que as mutação que ocorrem nas gerações possam ser passadas as próximas gerações.

Mutação:

A mutação pode ser considerada como qualquer alteração do material genético de um organismo. essas mudanças podem afetar o fenótipo do individuo, essas mudanças podem ocorrer de forma espontânea ou induzida .De forma espontânea, ocorre devido a erros na replicação do DNA. E de forma induzida, quando o organismo é exposto a um agente mutagênico, como a radiação.

Tipos de Mutação:

Os tipos de mutação podem ser definidos de dois modos sendo elas gênico e cromossômica e cada um desses modos apresentam suas características que serão aprofundadas no próximo post.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *