Resumo de Química Orgânica Parte 1

O QUE É A QUÍMICA ORGÂNICA: E o ramo da química que estuda a composição e a propriedade dos compostos, que apresentam o carbono como o principal elemento químico.

ALCANOS: E uma cadeia aberta que apresentam ligações simples entre átomos de carbono.

ALCENOS: São hidrocarbonetos de cadeia carbônica acídia, insaturada com uma única ligação dupla e homogêneo.

ALEINOS:  São hidrocarbonetos que possuem uma única ligação tripla entre átomos de carbono.

ALCADIENOS: Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos  (formados somente por átomos de hidrogênio e carbono) de cadeia aberta que possuem duas duplas ligações entre carbonos.

CICLANOS: São hidrocarbonetos cíclicos, isto e de cadeia fechada, que possuem apenas ligações simples entre seus carbonos. Sua nomenclatura e similar a dos alcanos com a adição da palavra “ciclo” no início.

CICLENOS: São hidrocarbonetos de cadeia fechada insaturadas por uma ligação covalente dupla entre os carbonos, a nomenclatura dos ciclenos e semelhante à dos alcenos.

Nomeclatura:

Quantidade de carbono                                              sufixo

  1. Met                     an= ligação simples                o
  2. Et                        em= ligação dupla
  3. Prop                   in= ligação tripla
  4. But                    dien= duas ligações duplas
  5. Pent                 diin= duas ligações triplas
  6. Hex
  7. Hep
  8. Oct
  9. Non
  10. -Dec

observação: Para exemplificar vou utilizar o CH4  

para exemplificar como fazer a nomenclatura podemos ver, que possuímos somete 1 carbono assim usamos o prefixo MET, logo após podemos perceber que ele possui somete ligações simples, assim usamos AN com o sufixo O, e assim formamos o metano. E poderemos formar qualquer hidrocarboneto utilizando esse macete, lembrando que o sufixo O não muda ele sempre vai no fim de qualquer cadeia carbônica.

Hidrocarbonetos Aromáticos: São compostos formados exclusivamente, por átomos de carbono apresentam uma estrutura básica anel ou núcleo aromático. Apresentam uma cadeia fechada e seis átomos de carbono. Estes anéis apresentam três ligações duplas.

Naftaleno: São hidrocarbonetos aromáticos compostos por duas estruturas aromáticas, que apresentam uma ligação dupla e dois átomos de carbono similares. Sua fórmula molecular é C10H8.

Fenantreno:  São substância formada por três estruturas aromáticas. A estrutura central apresenta uma ligação dupla e dois átomos de carbono similares com cada uma das estruturas presentes nas extremidades. A diferença entre ele e o antraceno é a disposição espacial de um dos anéis benzênicos. Sua fórmula molecular é C14H10.

 

2 Comentários

  • Unquestionably believe that which you said. Your favorite reason appeared to be on the internet the easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people consider worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *